A Paróquia de Primavera do Leste teve início no ano de 1977.

Na época, Padre Pedro pertencente a Congregação Salesiana, foi quem celebrou a primeira Missa, numa pequena escola existente na época onde se localizou mais tarde o supermercado Takasch Takahara.

Como consta na história de Primavera os primeiros migrantes chegaram do município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. Citamos apenas algumas famílias: Advino Castelli – Darnes Cerutti (1975), Nerci Mazzonetto (1977), João Ravanello (1980), Vanda Bressan (1980), Vitorio Marcon (1980).

O primeiro Pároco Padre Onesto Costa, chegou em Primavera no dia 21 de fevereiro de 1980. Foi buscado pelo senhor João Ravanello em Poxoréo e se hospedou por alguns meses no hotel Castelli.
Em 1981 já eram atendidas 03 comunidades: Primavera, Fazenda Santa Adriana e Volta Grande e mais a pequena vila de 12 casas de Santo Antônio do Leste.

No dia 26 de Abril, através de uma votação, feita antes da construção da igreja, foi escolhido São Cristóvão para ser o padroeiro da Paróquia, visto que grande parte da população eram caminhoneiros.

Em 15 de Maio de 1983, aconteceu a benção e o lançamento da Pedra fundamental da Igreja Paroquial de São Cristóvão, presidida por Pe. Guiomar de Almeida (In memória).

A Paróquia se ergueu com a ajuda dos moradores locais, pelo visitantes e pelas doações que eram recebidas. Em 05 de maio de 1985 foi feita a inauguração da Igreja e a colocação dos sinos se deu em 1989.

Em 1992 chegaram as Irmãs Ursulinas: Ir. Rosa, Ir. Magdalena e outras. Padre Onesto cedeu a casa em que morava para elas se hospedarem e passou a morar na atual casa paroquial.

Padre Onesto permaneceu em Primavera do Leste até a chegada dos Freis Capuchinhos em 1998: Frei Constantino Deon e Frei Irineu Lucion. Que deram continuidade nos atendimentos, juntamente com os Vigários Paroquiais: Frei Carlos Zagonel e Frei Maurilio Parizzotto.

A Paróquia já contava com uma população de 8.000 famílias católicas.

A Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT) foi criada em 25 de Junho de 2014 pelo Papa Francisco. Nomeando como primeiro bispo de Primavera do Leste-Paranatinga: Dom Derek John Christopher Byrne, SPS.

A Catedral São Cristóvão conta hoje com 3 comunidades urbanas e 6 comunidades rurais.