Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Loureno

So Loureno

10 de Agosto - So Loureno

Ns festejamos, neste dia, a vida de santidade e martrio do Dicono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua f e amor ao Cristo. Loureno, espanhol, natural de Huesca, foi um Dicono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Sculo III.

Conta-nos a histria que So Loureno como primeiro dos Diconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao v-lo indo para o martrio falou: " pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifcio sem a assistncia do teu Dicono, vais agora sozinho, para o martrio?". E o Papa respondeu: "Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!". So Loureno era tambm responsvel pela administrao dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguio do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Loureno os tesouros da Igreja, para isto o Santo Dicono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no trio os rfos, os cegos, os coxos, as vivas, os idosos... Todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo - com bom humor - disse: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte".

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, at coloc-lo sobre um braseiro ardente; So Loureno que sofreu o martrio em 258, no parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou - no Esprito Santo - fora para dizer no auge do sofrimento na grelha: "Vira-me que j estou bem assado deste lado".

Roma crist venera o santo espanhol com a mesma venerao e respeito com que honra seus primeiros Apstolos. Depois de So Pedro e So Paulo, a festa de So Loureno foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevo em Jerusalm, isso mesmo o foi So Loureno em Roma.

So Loureno, rogai por ns!