Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Rosendo

So Rosendo

So Rosendo nasceu no ano de 907, em Monte Crdova, dentro de uma famlia muito religiosa. Seus pais foram o Conde D. Guterre Mendez de rias e Santa Ilduara.
Adolescente, passou Rosendo a Mondoedo, onde seu tio paterno, Savarico, era bispo. de presumir que tenha prosseguido os estudos nalgum mosteiro beneditino.
Em 925, apenas com dezoito anos, sucede ao bispo de Mondoedo, sendo muito bem recebido. Esforou-se por restabelecer e e consolidar a paz, reconstruindo ajudado pelos pais os mosteiros e igrejas que tinham sofrido com a desordem. Assim serenou e conquistou os abades de toda a Galiza, que formavam a nobreza eclesistica; e atraiu a nobreza civil, a que estava muito ligado pelo sangue. Libertou os escravos dependentes da mitra e trabalhou para que os outros senhores fizessem o mesmo; ficou sendo o pai de todos os libertos.
Depois de ser bispo de Mondoedo, passou a s-lo de Dume. Veio a Portugal visitar o mosteiro em que era abadessa sua parente, Santa Senhorinha. Desejando apresentar uma comunidade-modelo, conseguiu regressar e edificar um grande mosteiro, depois de um irmo e uma prima lhe terem cedido a quinta de Villar, na diocese de Orense. Obteve doaes de ricos e pobres, sobretudo da me. Ao fim de oito anos de construo, num domingo do ano de 942 inaugurou a casa, que se ficou chamando Celanova: recebeu as felicitaes de 11 bispos da Galiza e de Leo; foi saudado por 24 condes; prestaram-lhe homenagem muitos abades, presbteros, diconos e monges; e ouviu os aplausos da multido.
Ficou abade de Celanova o monge Franquila. E So Rosendo voltou a Mondoedo a extinguir rancores, sufocar conspiraes, acalmar avarezas e pacificar famlias. Entre 944 e 948, depois de renunciar o bispado, retirou-se para Celanova. Mas foi preciso que substitusse alguns parentes seus, na autoridade que lhes pertencera, pois esses tinham-se revoltado contra Ordonho III (955). Administrou a diocese de Iria-Compostela pelo ano de 970, quando a regio era assolada por violentas incurses normandas.
Veio a falecer em Celanova, no 1 de maro de 977, com testamento que reflete f, cincia escriturstica, humildade, amor Ordem Beneditina, predileo por Celanova e desejo de viver na eternidade como vivera os seus dias de afadigado peregrinar na terra: sob a providncia de Deus.
So Rosendo, rogai por ns!