Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Arnaldo Janssen

So Arnaldo Janssen

Arnaldo Janssen nasceu em Goch, na Baixa Rennia, Alemanha, em 05 de novembro de 1837. Ele era o segundo filho de uma famlia numerosa de cristos fervorosos de classe mdia e se tornou um gigante por sua obra de fundador e pela atividade fecunda do seu apostolado, junto aos pobres, migrantes, clrigos e fiis.
Aps concluir o estudo colegial na diocese de Gaesdonck em 1855, seguiu para Munster , ingressando na real academia da Prssia para estudar matemtica, cincias naturais e filosofia. Dois anos depois seguiu para a universidade de Bonn, na Alemanha, onde se diplomou e obteve a habilitao para lecionar todas as matrias do colegial. Assim, tendo apenas 20 anos j era professor.
Pouco depois, entrou no Seminrio de Munster e se consagrou sacerdote em 05 de agosto de 1861. Por quase doze anos, se dedicou ao ensino na escola pblica e ao Apostolado da Orao como diretor na diocese, em Munster. Neste perodo amadureceu a idia de se dedicar exclusivamente a obra missionria. Decidiu e renunciou aos cargos de professor e diretor. Este foi o derradeiro passo para o incio de sua atividade de fundador.
Em 1873 fundou uma revista mensal chamada de "O pequeno mensageiro do Sagrado Corao", com o objetivo de informar os fiis da necessidade de missionrios no pas e no exterior. Em 1874, conheceu o bispo de Hong Kong , percebendo que suas angustias eram as mesmas, teve a inspirao de fundar uma congregao missionria, que pudesse suprir as necessidades dos clrigos e dos fiis.
No ano seguinte, instituiu na cidade de Steyl, Holanda, a primeira comunidade missionria de origem alem, para a formao de sacerdotes e irmos, que recebeu o nome de Sociedade do Verbo Divino. Padre Arnaldo resolveu que a base de formao sacerdotal teria a Regra da Terceira Ordem Dominicana. Nos anos que se sucederam, as obras e o apostolado se expandiram para o Extremo Oriente, Amrica e frica.
Depois, fundou a Congregao das Missionrias Servas do Esprito Santo em 1889, e a das Servas do Esprito Santo da Adorao Perptua em 1896, em Steyl. As trs congregaes foram fundadas na Holanda, porque al os cristos eram menos perseguidos e as chances de um possvel fechamento das casas seria menor.
Mais tarde, este foi o motivo que levou o Padre Arnaldo Janssen a se refugiar no territrio holands, e naquela cidade, onde permaneceu, se dedicando sua esplendida obra de fundador e aos migrantes e pobres.
Morreu em 15 de janeiro de 1909, consumido pelo trabalho. A Igreja o canonizou em 2003 e o proclamou pioneiro do movimento missionrio moderno nos pases de lngua alem, holandesa e eslava. Seu culto litrgico foi indicado para o dia de sua morte.