Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Hilrio de Poitiers

So Hilrio de Poitiers

Hilrio era francs, acredita-se que tenha nascido no ano 315, de famlia rica e pag, recebendo educao e instruo privilegiada. Durante anos buscou na filosofia as respostas para seus questionamentos em busca da Verdade. Mas s as encontrou no Evangelho e ento se converteu ao cristianismo.
Hilrio foi batizado aos trinta anos de idade, junto com a esposa e a filha, Abr, a quem amava ternamente. A partir da passou a levar uma vida familiar guiada pelos preceitos cristos.
Este era um perodo de paz externa para a Igreja, que precisava se fortalecer no seu prprio seio. Mas que, no entanto, se apresentava cheia de pequenas rupturas internas, provocadas principalmente pela chamada "heresia ariana", uma doutrina que negava a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Foi justamente pela vida exemplar que levava, assim como pelos conhecimentos intelectuais e espirituais que, povo e clero, o elegeram bispo, convidando-o para o cargo. Era uma deciso difcil, pois um bispo alado da sua condio tinha que, obrigatoriamente abandonar a famlia para abraar o clero. Mas no vacilou e aceitou a incumbncia e desafios que ela lhe trazia. Foi consagrado bispo de Poitiers e lutou vigorosamente contra o arianismo. Debate aps debate, polmica aps polmica com os hereges, sua defesa da F foi se tornando conhecida e o respeito por sua atuao cada vez maior.
Foi por isso chamado "o Atansio do Ocidente". Como ele, Hilrio foi perseguido pelos imperadores e sofreu o exlio. Enviado para o Oriente, no se sentiu derrotado, aproveitou para estudar o grego e conhecer as comunidades crists mais antigas e os ensinamentos dos maiores sbios da Igreja, o que s fortaleceu sua misso.
Corajoso, durante o exlio de cinco anos, escreveu livros contra os imperadores Constncio e Auxncio. Tambm foi o autor de diversas obras: sobre a Santssima Trindade, Comentrios sobre os Salmos, e algumas obras cujos textos interpretou. Contribuindo intensamente para o desenvolvimento da teologia da revelao.
Hilrio ficou realmente fascinado pela liturgia oriental. Comps hinos litrgicos para familiarizar os fiis com a teologia e mant-los mais intimamente unidos s celebraes. Pastor zeloso, procurou, ao retornar para sua diocese na Frana, oferecer a seu rebanho o que de melhor aprendera neste perodo de exlio. Mas nem por isso esqueceu a famlia, cuja filha ele mesmo ministrou o sacramento do matrimnio e a esposa ingressou num mosteiro, com seu auxlio e aprovao.
Faleceu em 367, quando passou a ser venerado como santo logo aps seu ltimo suspiro. Uma conhecida frase sua mostra bem a coragem e a valentia com que viveu e atuou, enfrentando hereges e poderosos: "Enganam-se os que acreditam que me faro calar. Falarei pelos escritos e a palavra de Deus, que ningum pode aprisionar, voar livre". O Papa Pio IX, o canonizou e o honrou com o ttulo de "Doutor da Igreja", confirmando a sua celebrao para o dia 13 de janeiro.