Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / Santo Ant. Maria Pucci

Santo Ant. Maria Pucci

No batismo recebeu o nome de Eustquio Pucci e nasceu em Pogiolo de Vernio, na regio de Florena, Itlia, no dia 16 de abril de 1819. De famlia catlica praticante, teve seis irmos e enfrentou a resistncia destes para seguir a vida de religioso.
Entretanto, aos dezoito anos, ele ingressou no convento dos Servos de Maria da Santssima Anunciao de Florena, apoiado por todos os familiares, onde mudou o nome para Antonio Maria. Em 1843 fez a profisso religiosa e depois de alguns meses foi ordenado sacerdote. Quatro anos depois foi enviado como vice-proco para a nova parquia de santo Andr, em Viargio, confiada aos servitas e trs anos depois se tornou o proco, funo que executou, durante quarenta e oito anos, at morrer.
Dedicou-se com zelo herico cura espiritual e material dos seus fiis, que o chamavam afetuosamente de "o curador". Padre Antonio Maria enfrentou duas epidemias na cidade, tratando pessoalmente dos mais doente, pois tinha o dom da cura e do conselho. Os paroquianos respondiam com afeto a esta completa doao.
Ao mesmo tempo, durante vinte e quatro anos, foi o superior do seu convento em Viargio, e por sete anos superior da Provncia toscana dos Servos de Maria. Antecipou a forma organizadora da Ao Catlica, instituindo as Associaes conforme a categoria dos seus paroquianos. Para os jovens: a Companhia de so Luiz e a congregao da Doutrina Crist; para os homens, aperfeioou a j existente: Alma companhia da Santssima Maria das Dores; para as mulheres: a congregao das Mes Crists.
Em 1853 fundou a congregao das Irms auxiliares Servas de Maria direcionadas para a educao dos adolescentes, e criou o primeiro orfanato mariano para as crianas doentes e pobres. Alem disto, introduziu outras Organizaes j existentes, todas dedicadas s obras de caridade que atendiam os velhos, crianas, doentes e pobres.
Depois de socorrer um doente, numa noite fria e de tempestade, contraiu uma pneumonia fulminante, que o levou morte em 12 de janeiro de 1892. Foi sepultado no cemitrio da congregao, onde permaneceu at 1920, intercedendo e alcanando graas para seus devotos. As relquias do "curador" padre Antonio Maria Pucci foram trasladadas, em 1920, para a igreja de Santo Andr, onde ele havia desenvolvido todo o seu ministrio sacerdotal.
O papa Joo XXIII celebrou sua canonizao em 1962, e elevou a igreja, que guarda a sua memria, a condio de baslica. Na cerimnia solene ele declarou Santo Antonio Maria
Pucci "um exemplo flgido de vida religiosa e aplicada pastoral das almas".