Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / St.Joana Fca. de Chantal

St.Joana Fca. de Chantal

Neste dia queremos lembrar a vida da santa que na liturgia comemoraremos amanh, Joana Francisca de Chantal, modelo de jovem, me, irm e, por fim, de religiosa. Nasceu em Dijon, centro da Frana, em 1572 e foi pelas provaes modelada at a santidade.
A me to amada faleceu quando Joana era criana; o pai, homem de carter exemplar, era presidente da cmara dos vereadores e por causa de maquinaes polticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhaes. Joana, que recebeu da famlia a riqueza da f, deu com 5 anos um exemplo marcante quanto a presena de Jesus no Santssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai: "O Senhor Jesus Cristo est presente no Santssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis no aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso".
Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um Baro (Baro de Chantal), tiveram quatro filhos, e juntos comearam a educar os filhos, principalmente com o exemplo. Joana era sempre humilde, caridosa para com o esposo, filhos e empregados; amava e muito amada.
Tristemente perdeu seu esposo que foi vtima de um tiro durante uma caa e somente com a graa de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar os filhos. Como santa viva, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales que a assumiu em direo espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundao de uma Ordem religiosa. Isto no ano de 1604. A partir disso, comeou e se desenvolveu uma das mais belas amizades que se tm conhecido entre os santos da Igreja.
Santa Joana Francisca de Chantal, j com os filhos educados, encontrou resistncia dos seus familiares, porm, diante do chamado de Cristo, tornou-se fundadora das Irms da Visitao de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas irms fizeram um grande bem sociedade e toda Igreja. A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolaes. Faleceu em Moulins, no ano de 1641. Nessa poca, j existiam na Frana noventa casas da sua Ordem.
So Francisco de Sales nunca abandonou a filha espiritual; sobreviveu-lhe ela dezenove anos e repousa a seu lado na capela da Visitao, em Annecy (local da fundao da primeira casa da Ordem das Irms da Visitao de Nossa Senhora).
Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por ns!