Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / N.S. Imaculada Conceio

N.S. Imaculada Conceio

Mais do que memria ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceio de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.
Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Me de Deus, usavam expresses como: cheia de graa, lrio da inocncia, mais pura que os anjos.
A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitao do mistrio da Imaculada Conceio. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questes de escola sobre a Imaculada Conceio da Virgem. Foi o franciscano Joo Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santssima Virgem era destinada a ser me do seu Filho. Isso possvel para a Onipotncia de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redeno de Cristo.
Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceio de Maria, no seio de sua me Sant'Ana, foi introduzido no calendrio romano. A prpria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labour pedindo que se cunhasse uma medalha com a orao: " Maria concebida sem pecado, rogai por ns que recorremos a vs".
No dia 8 de dezembro de 1854, atravs da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".
A prpria Virgem Maria, na sua apario em Lourdes, em 1858, confirmou a definio dogmtica e a f do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos ns: "Eu Sou a Imaculada Conceio".
Nossa Senhora da Imaculada Conceio, rogai por ns!