Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / Santo Ambrsio

Santo Ambrsio

Hoje fazemos memria em toda a Igreja de Santo Ambrsio, Bispo e Doutor da Igreja. De nobre e distinta famlia romana, nasceu provavelmente em 339, em Trviros, onde seu pai exercia o cargo de prefeito das Glias. A me ficou viva muito cedo e voltou a Roma com trs filhos: Marcelina, que se consagrou a Deus e tomou o vu das virgens; Stiro, que morreu em 378, depois de exercer altos cargos do Estado; e Ambrsio, o ltimo, que seguiu a carreira diplomtica, tradicional na famlia. Ambrsio desde cedo aprendeu a alimentar as virtudes cvicas e morais, ao ponto de ter sido governador da Emlia, do Lcio e de Milo, antes de ser Bispo. Estudou Direito antes de estudar Teologia.
A me de Ambrsio devia ser crist praticante e generosa. O Papa Librio (352-366) imps pessoalmente o vu filha dela, Marcelina, e parece que visitava a casa da nobre senhora romana. Todos da famlia beijavam a mo de Librio. Ambrsio, ainda criana, depois de se despedir do Pontfice, tratou de imit-lo e estendeu a mo aos criados e irm, para que a beijassem. Marcelina recusou-a com bons modos mas ele respondia: "No sabes que eu tambm hei-de ser Bispo?" Dizia ento Ambrsio, por brincadeira, mais do que sabia. No entanto, era para isso que a Divina Providncia o destinava. Ambrsio era governador de Milo. Com a morte do Bispo de Milo, chamado Ariano, Ambrsio foi para a eleio do novo Bispo, a fim de evitar grandes conflitos. Em meio a confuso, de repente uma criana grita: "Ambrsio, Bispo!". O Clero e o povo aderiu e todos aclamaram: "Queremos Ambrsio Bispo!". O povo teve que teimar durante uma semana, at que vendo nisto a voz de Deus, Ambrsio que ocupava alto cargo no Imprio Romano e somente era catecmeno, cedeu a vontade do Senhor. O 1 Conclio de Niceia (325) tinha proibido que subisse ao Episcopado qualquer nefito. Mas o Papa e o Imperador aprovaram a eleio. Depois de batizado, foi ordenado sacerdote e logo em seguida Bispo de Milo. Tudo isso no ano de 374.
Providencialmente usou as qualidades de organizador e administrador para o bem da Igreja, podendo assim atuar no campo pastoral, poltico, doutrinal, litrgico, ao ponto de merecer o ttulo de grande Doutor e Padre do Cristianismo no Ocidente. Sua figura poltica ficou marcante, principalmente quando aplicou ao Imperador uma dura penitncia pblica comum, pois teria Teodsio consentido uma invaso cidade de Tessalnica, que resultou na morte de muitos. Imperatriz Justina, que desejou restaurar a esttua da deusa Vitria, ops-se valentemente enquanto viveu. Santo Ambrsio, como homem de Deus, partilhou sua riqueza material e espiritual com o povo; jejuava sempre; pai carinhoso e to grande orador que teve papel importante na converso de Santo Agostinho. Deixou muitos escritos e morreu com 60 anos no ano de 397, aps 23 anos de servio ao seu amado Cristo, com estas palavras: "No vivi de tal modo que tenha vergonha de continuar vivendo; mas no tenho medo de morrer, porque temos um Senhor que bom".
Santo Ambrsio, rogai por ns!