Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Lucas

So Lucas

Lucas um dos quatro evangelistas. O seu Evangelho reconhecido como o do amor e da misericrdia. Foi escrito sob o signo da f, nos tempos em que isso podia custar a prpria vida. Mas falou em nascimento e ressurreio, perdo e converso, na salvao de toda a humanidade. Alm do terceiro evangelho, escreveu os Atos dos Apstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva, relatando os acontecimentos de Jerusalm, Antioquia e Damasco, deixando-nos o testemunho do Cristo da bondade, da doura e da paz.
Lucas nasceu na Antioquia, Sria. Era mdico e pintor, muito culto, e foi convertido e batizado por so Paulo. No ano 43, j viajava ao lado do apstolo, sendo considerado seu filho espiritual. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando so Paulo quis pregar a Boa-Nova aos povos que falavam aquele idioma. Os dois sabiam que mostrar-lhes o caminho na prpria lngua facilitaria a misso apostlica. Assim, atravs de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus, o principal bigrafo da Virgem Maria e o primeiro a express-la atravs da pintura.
Quando das prises de so Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tanto no crcere como nas audincias. Presena que o confortou nas masmorras e deu-lhe nimo no enfrentamento do tribunal do imperador. Na segunda e derradeira vez, Paulo escreveu a Timteo que agora todos o haviam abandonado. Menos um. "S Lucas est comigo" E essa foi a ltima notcia certa do evangelista.
A tradio crist diz-nos que depois do martrio de so Paulo o discpulo, mdico e amigo Lucas continuou a pregao. Ele teria seguido pela Itlia, Glias, Dalmcia e Macednia. E um documento traduzido por so Jernimo trouxe a informao que o evangelista teria vivido at os oitenta e quatro anos de idade. A sua morte pelo martrio em Patras, na Grcia, foi apenas um legado dessa antiga tradio.
Todavia, por sua participao nos primeiros tempos, ao lado dos apstolos escolhidos por Jesus, somada vida de missionrio, escritor, mdico e pintor, transformou-se num dos pilares da Igreja. Na suas obras, Lucas dirigia-se a um certo Tefilo, amigo de Deus, que tanto poderia ser um discpulo como uma comunidade, ou todo aquele que entrava em contato com a mensagem da Boa-Nova atravs dessa leitura. Com tal recurso literrio, tornou seu Evangelho uma porta de entrada salvao para todos os povos, concedendo o compartilhamento do Reino de Deus por todas as pessoas que antes eram excludas pela antiga lei.