Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

Com muita alegria ns, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famlias brasileiras: Nossa Senhora da Conceio Aparecida.
A histria de Nossa Senhora da Conceio Aparecida tem seu incio pelos meados de 1717, quando chegou a notcia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Provncia de So Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguet, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Cmara de Guaratinguet, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e Joo Alves saram procura de peixes no Rio Paraba. Desceram o rio e nada conseguiram.
Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguau, onde lanaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabea, logo aps, lanaram as redes outra vez e apanharam a cabea, em seguida lanaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.
A imagem ficou com Filipe, durante anos, at que presenteou seu filho, o qual usando de amor Virgem fez um oratrio simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sbados as graas do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinrios de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regies do Brasil.
Por volta de 1734, o Vigrio de Guaratinguet construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta visitao pblica em 26 de julho de 1745. Mas o nmero de fiis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construo de uma igreja maior (atual Baslica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmos da Congregao dos Missionrios Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos ps da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das guas.
O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o ttulo de Baslica Menor. Grande acontecimento, e at central para a nossa devoo Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos Imaculada Me de Deus.
Em 1967, completando-se 250 anos da devoo, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santurio de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importncia do Santurio e estimulando o culto Me de Deus.
Com o passar do tempo, a devoo a Nossa Senhora da Conceio Aparecida foi crescendo e o nmero de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Baslica tornou-se pequena. Era necessria a construo de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionrios Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve incio, em 11 de novembro de 1955, a construo de uma outra igreja, a atual Baslica Nova. Em 1980, ainda em construo, foi consagrada pelo Papa Joo Paulo ll e recebeu o ttulo de Baslica Menor. Em 1984, a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Baslica de Aparecida Santurio Nacional, sendo o "maior Santurio Mariano do mundo".
Nossa Senhora da Conceio Aparecida, rogai por ns!