Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Janurio

So Janurio

A histria do santo deste dia se entrelaa com a cidade italiana de Npoles, onde o corpo e sangue de Janurio esto guardados. Este santo viveu no fim do sculo III e se tornara Bispo de Benevento, cidade prxima a Npoles.
Como cristo estava constantemente se preparando para testemunhar (se preciso com o derramamento do prprio sangue) seu amor ao Senhor, j que naqueles tempos em que a Igreja estava sendo perseguida, no era difcil ser preso, condenado e martirizado pelos inimigos da Verdade. Na funo de Bispo foi zeloso, bondoso e sbio, at ser juntamente com seus diconos, preso e condenado a virar comida dos lees no anfiteatro da cidade de Pozzuoli (a primeira terra italiana que pisou o apstolo Paulo a caminho de Roma).
Igual ao profeta Daniel e muitos outros, as feras lamberam, mas no avanaram nestes homens protegidos por Jesus. Nesse caso, sob a ordem do terrvel imperador Diocleciano (ltimo grande perseguidor), a nica soluo era a espada manejada pela irracional maldade humana. Foram decapitados. Isto ocorreu no ano 305.
Alguns cristos, piedosamente, recolheram numa ampola o sangue do Bispo Janurio para conserv-lo como preciosa relquia e seu corpo acabou na Catedral de Npoles. A partir disso, os napolitanos comearam a venerar o santo como protetor da peste e das erupes do vulco Vesvio.
Dentre tantos milagres alcanados pela sua intercesso, talvez o maior se deve ao seu sangue,"aquele guardado na ampola". Acontece que o sangue exposto na Catedral, no dia da festa de So Janurio e o extraordinrio que h sculos, o sangue, durante uma cerimnia, do estado slido passa para o estado lquido, mudando de cor, de volume e at seu peso duplica. A multido edificada se manifesta com gritos, enquanto a cincia, que j provou ser sangue humano, silencia quanto a uma explicao para este fato, esclarecido somente pela f.
So Janurio, rogai por ns!