Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Roberto Belarmino

So Roberto Belarmino

Celebramos o grande santo jesuta, Belarmino, que nasceu em Montepulciano, no centro da Itlia, em 1542. Querido pelos pais e de muitas qualidades, era irmo de cinco religiosos, dentre os doze, que enriqueciam a famlia dos dedicados pais.
Quando os padres da Companhia de Jesus abriram um colgio em Montepulciano, Roberto foi um dos primeiros alunos na matrcula e no desempenho. O contato com os padres fez com que o jovem mudasse sua primeira idia de ser mdico, para inclinar-se em favor da vida religiosa jesuta.
Depois de conseguir a permisso do pai, que ao contrrio da me, apresentava uma certa resistncia frente a opo do amvel filho, Belarmino com 18 anos, iniciou e concluiu de maneira brilhante sua formao religiosa e seus estudos de filosofia e teologia, tanto que antes de ser ordenado sacerdote foi enviado como professor e pregador em Lovaina, na Blgica, onde ficou dez anos.
Teve importante papel na aplicao do Conclio de Trento, j que ajudou na formao apologtica dos telogos e pregadores responsveis na defesa da f. Neste sentido Roberto, muito contribuiu ao escrever sua obra de nome "Controvrsia" e o livro chamado "Catecismo". Em sua obra "Controvrsias", Belarmino explana os seus trs grandes amores. Trata da Palavra de Deus, de Cristo cabea da Igreja e do Sumo Pontfice.
Era tambm diretor espiritual do Colgio Romano, tendo sob sua responsabilidade a formao asctica dos alunos que muito o respeitavam e admiravam. O Papa Clemente VIII o elevou a cardeal com esta motivao:
"Ns o escolhemos porque no h na Igreja de Deus outro que possa equiparar-se ele em cincia e sabedoria".
Quando ficou muito doente em setembro de 1621, os confrades foram testemunhas do ltimo dilogo dele com Deus: " meu Deus, dai minha alma, asas de pomba, para que possa voar para junto de vs". Morreu no dia 17 do mesmo ms, e pelos seus escritos recebeu o ttulo de Doutor da Igreja.
So Roberto Belarmino, rogai por ns!