Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Zeferino

So Zeferino

Neste dia celebramos a vida de santidade do Papa So Zeferino que no amor de pastor chefiou com o Esprito Santo a Igreja de Cristo. Zeferino era romano, filho de Abndio e assumiu no sculo II a Ctedra de Pedro, num perodo de grande perseguio para os cristos, tanto assim que os seus treze predecessores morreram todos mrtires.
O que mais abalava a Igreja no eram as perseguies e massacres, mas sim as heresias que foram surgindo conjuntamente tentativa de elaborar as Revelaes com dados puramente filosficos. Os gnsticos chegavam a negar a divindade de Cristo; Teodoro subordinou de tal forma Cristo ao Pai que fez dele uma simples criatura e Montano profetizava e pregava sobre o fim do mundo a partir da conscincia de ser a revelao do Esprito Santo.
Diante de todas as agitaes, So Zeferino, mesmo no sendo um telogo e nem escritor, soube com o bom senso e a ajuda do Esprito Santo unir-se a grande sbios da ortodoxia da poca, como Santo Irineu, Hiplito e Tertuliano, a fim de livrar os cristos da mentira e rigorismos. So Zeferino foi martirizado e entrou na Igreja Triunfante no ano de 217.
So Zeferino, rogai por ns!