Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Pio , Papa

So Pio , Papa

Celebramos hoje um Papa que mereceu ser reconhecido por santo, embora na humildade tpica das almas abenoadas, Jos Sarto respondia queles que o chamavam de santo: "No santo, mas Sarto". Nascido em 1835 ao norte da Itlia e de famlia muito simples e religiosa, o pequeno Jos, com muito esforo e sacrifcio conseguiu com o apoio dos pais estudar e entrar para o Seminrio.
Com sua permanente autodefinio: "um pobre vigrio da roa", Jos Sarto percorreu com simplicidade o caminho que o Esprito Santo traou da responsabilidade de vigrio de uma pequena aldeia at o Papado. Tomando o nome de Pio X, chamava a ateno pela modstia e pobreza que o possibilitava vivncia da sua idia-fora: "Restaurar todas as coisas em Cristo".
So Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Ocupado com a pastoral, So Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunho diria e a comunho das crianas, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor Verdade o relativismo moderno. Sorridente, pai e pastor, So Pio X entrou no Cu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois no acreditava num erro do Esprito Santo.
So Pio X, rogai por ns!