Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / Anunciao do Senhor

Anunciao do Senhor

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anncio da Encarnao do Filho de Deus. O tema central desta grande festa o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espao.
Hoje o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa So Leo Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela fora; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistrio do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porm, desta vez escolhe depender da Palavra de um frgil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnao do Filho Redentor:
"No sexto ms, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazar, a uma virgem e disse-lhe: Ave, cheia de graa, o Senhor contigo. No temas , Maria, concebers e dars luz um filho, e lhe pors o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: Como se far isso, pois no conheo homem? Respondeu-lhe o anjo: O Esprito Santo descer sobre ti. Ento disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faa-se em mim segundo a tu palavra" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre ns" (Jo 1,14a). E fazermos memria do incio oficial da Redeno de TODOS, devido plenitude dos tempos. o momento histrico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Me: "Ento eu disse: Eis que venho (porque de mim que est escrito no rolo do livro), venho, Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas no suprimiu o necessrio SIM humano da Virgem Santssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaas: "Por isso, o prprio Senhor vos dar um sinal: uma virgem conceber e dar luz um filho, e o chamar Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
" Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo".