Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Joo Gabriel Perboyre

So Joo Gabriel Perboyre

Joo Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (Frana), numa famlia de agricultores, numerosa e profundamente crist. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profisso do pai.
Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infncia sua vocao religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmos, Lus e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregao da misso fundada por So Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como tambm so chamados os sacerdotes desta Ordem.
Joo Gabriel recebeu a ordenao sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminrios vicentinos. Porm seu desejo era ser um missionrio na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, Padre Clet fora martirizado.
Em 1832, seu irmo, Padre Lus foi designado para l. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar nas Misses na China. Foi assim que Joo Gabriel pediu para substitu-lo. Foi atendido e, trs anos depois, em 1835, chegou em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Misso, aprendeu a disfarar-se de chins, porque a presena de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionrio nas dioceses Ho-Nan e Hou-P.
Entretanto foi denunciado e preso na perseguio de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruis, at ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.
Beatificado em 1889, Joo Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa Joo Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionrio da China a ser declarado santo pela Igreja.
So Joo Gabriel Perboyre, rogai por ns!