Paróquia São Cristovão de Primavera do Leste - MT

Qual o seu horário de missa preferido na Matriz Imaculada?

Você está em: Página Inicial / Paróquia / História /

Paróquia é o conjunto de várias comunidades, delimitado por um território entregue aos cuidados de um pároco (em alguns casos, auxiliado por um ou mais vigários paroquiais) que tem a missão de animar, de servir, de celebrar, de orientar, de formar o Povo de Deus, junto com as lideranças nos diversos setores de pastorais, de movimentos eclesiais, de serviços eclesiais e de associações religiosas.

Algumas Paróquias contam com a presença de comunidades de Irmãs Religiosas que, além da missão específica, ajudam na pastoral. A paróquia São Cristóvão conta com a presença das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante e das Beneditinas da Divina Providência.

Comunidades da Paróquia São Cristóvão

Comunidade Imaculada Conceição de Maria, Av. São João, Centro;

Comunidade Nossa Senhora de Caravággio, Av. Mato Grosso, 415, Primavera II;

Comunidade Santa Terezinha, Rua Seriema, s/n, Tuiuiú;

Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Rua Pinheiro s/n, Primavera III;

Comunidade Santo Antônio, Fazenda Cosentino;

Comunidade São Roque, Vila União;

Comunidade São João Batista, Fazenda São João;

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, Fazenda São Caetano;

Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Fazenda Verdério;

Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Fazenda Iberê;

Comunidade Santa Inês, Fazenda Luciana;

Comunidade São José Esposo, Fazenda São Jose;

Comunidade Santa Rita de Cássia, Fazenda Cidade Verde;

Comunidade Sagrada Família, Jardim Vitória.

Conheça um pouco da vida do Pe. Divino Aparecido Lopes

Pe. Divino Aparecido Lopes nasceu em 15 de julho de 1973, em Dom Aquino - (MT). Fez os estudos primários na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Fernando Correa da Costa, em Dom Aquino-MT. E os estudos secundários (Técnico em Agropecuária), em 1991, na Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá, em São Vicente-MT e, em 1995, na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr. Ytrio Correa (Técnico em Contabilidade), em Alto Garças-MT.

Em 1995, ingressou no Seminário Menor da Diocese de Guiratinga, São João Maria Vianney, em Alto Garças-MT. Em fevereiro de 1996, ingressou no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, em Campo Grande-MS, onde permaneceu por um ano e cursou dois semestres da faculdade de Filosofia. No ano seguinte, 1997, transferiu-se para o Seminário Maior, Maria Mãe da Igreja, também em Campo Grande-MS, onde concluiu a faculdade de Filosofia, em 1998, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e Teologia, em 2002, no Instituto Teológico do Oeste I e II da CNBB-ITEO.

A Ordenação Diaconal ocorreu no dia 14 de dezembro de 2002, em Alto Garças-MT e a Ordenação Presbiteral no dia 07 de junho de 2003, em Dom Aquino-MT.

Pe. Divino Aparecido Lopes exerceu as seguintes atividades: Em 2003, foi vice-reitor e formador no Seminário Menor da Diocese de Guiratinga, São João Maria Vianney, em Alto Garças-MT; De 2003 e 2004, foi formador e diretor espiritual das Aspirantes Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, em Alto Garças-MT; De 2003 a 2005, foi Assessor Eclesiástico Juventude da Diocese de Guiratinga; De dezembro de 2003 a janeiro de 2007, foi Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Guiratinga; De outubro de 2003 a fevereiro de 2005, foi Pároco da Paróquia Santa Terezinha, em Tesouro-MT; de fevereiro de 2005 a Janeiro de 2007, foi Pároco da Catedral São João Batista, em Guiratinga-MT; Em 2006, foi Assessor Eclesiástico da Pastoral do Dízimo da Diocese de Guiratinga; De 2007 a 2008 foi Reitor do Seminário Maior, Santíssima Trindade; De 2007 a 2008 foi professor de Cosmologia Filosófica, no SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa; De 2007 a 2011 foi Presidente da Comissão Regional de Presbíteros – R02.

Atualmente tem as seguintes funções: Pároco da Paróquia São Cristóvão; Membro do Conselho Presbiteral; Membro do Colégio de Consultores; Coordenador do Conselho de Formação da Diocese; Assessor Eclesiástico das Campanhas da Diocese.

© Paróquia São Cristovão . Todos os diretos reservados.