Você está em: Página Inicial / Santo do Dia / So Zacarias, papa

So Zacarias, papa

Filho de pai grego, residente na Calbria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.
Ao contrrio do seu predecessor Gregrio III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relaes amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vrios patrimnios; estipulou tambm com ele uma trgua de trinta anos. Mas no conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.
Zacarias soube tornar favorvel Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territrios como ddiva. Em 747 aprovou a mudana de regime na Frana, com a proclamao de Pepino, o Breve.
Foi bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palcio de Latro e embelezou, no sop do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.